Pró-Constituição Constituição Federal – Ensino obrigatório nas escolas.
  • Início do governo em 2019

    Filed under Sem categoria
    maio 21

          Estando quase no final de maio de 2019 o povo se pergunta: o que esse novo governo fez até agora? Vamos analisar de uma forma rápida, sem rodeios e sem tendência partidária ou ideologia política. Primeiro, não se pode fazer grandes mudanças como a reforma da previdência e a reforma tributária de uma hora para outra devido a grande complexidade dessas matérias pois  envolve uma série de fatores e sobretudo essas reformas têm  que passar pelas casas da camara e do Senado. Em segundo lugar, o congresso nacional começou os trabalhos legislativos efetivamente a partir de março de 2019 e mesmo com uma renovação de mais de 50% das cadeiras e sendo a maior renovação de todos os tempos, os novos parlamentares não deram nenhum sinal de mudanças relevantes em seu próprio regimento interno de forma a agilizar os trabalhos nas comissões temáticas e no plenário. Dessa forma, o governo sente dificuldades de trabalhar com a sua própria base de aliados e tendo muito que se preocupar com os parlamentares do chamado centrão (parlamentares do baixo clero)  pois esses parlamentares  ora são da situação ora são da oposição. É difícil mudar uma regra política que vem de muito tempo atrás. Todos que apoiam o governo tem interesses próprios como liberações de emendas ao orçamento e cargos relevantes na administração pública. Os que não apoiam o governo, simplesmente procuram retardar as votações com um grande número de oradores inscritos, saída do plenário para evitar quórum e vários destaques para votação em separado (DVS) realizando com isso o processo de obstrução dos trabalhos até que a votação seja realizada.   

          Com esse grande embate entre o executivo e o legislativo sobre quem tem o poder maior, sobra também para o judiciário e especificamente para o Supremo Tribula Federal (STF) que recebe uma grande carga de demanda onde é frequentemente provocado sobre decisões relativas a habeas corpus preventivo, liberatório ou repressivo.  

          Então é difícil ter uma agenda positiva para qualquer governo no início de um mandato. Temos um grande desafio para esta nação e é como sempre falei para as pessoas:  o Brasil precisa de um grande conciliador como Presidente da república pois é difícil dar tratamento a essa grande diversidade que tem no nosso país.     

    Por Djair Lemos

    www.proconstituicao.com.br

One Response to “Início do governo em 2019”

  1. Tatiane said on

    Ótimo artigo. O Brasil é complexo e diverso. É preciso entender em profundidade a causa de nossos problemas e buscar sincronizar os papéis e interesses para que as ações sejam efetivas. Outro detalhe é manter o combate à corrupção.

Leave a Reply

Arquivos

Constituição Federal

Ensino obrigatório nas escolas. Vamos entender a Constituição Federal. Não é necessário escrever e ler muito para isso. Albert Einstein redigiu e apresentou a teoria da relatividade apenas em uma página.

Calendário

dezembro 2019
D S T Q Q S S
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031